sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

FUNK CARIOCA

O funk carioca apesar do nome, é diferente do Funk originário dos EUA. Isso ocorreu pois a partir dos anos 70 eram realizados bailes 'funks', com o tempo os DJs foram buscando novos ritmos de música negra mas o nome original permaneceu. O funk carioca tem uma influência direta do Miami Bass e do Freestyle e agora com novas criações de montageis.Saindo das favelas em nossa direção , o funk conseguiu mascarar seu ritmo, mostrando-se mais parecido com um estilo musical mais pesado americano e integrou-se um pouco mais as classes cariocas. Seu ritmo hipnótico e sua batida repetitiva também contribuíram para que mais pessoas se tornassem adeptas dessa música, fazendo com que o estilo chegasse a movimentar cerca de R$ 10 milhões por mês no Estado do Rio, entre os anosO funk ganhou espaço fora do Rio e ganhou conhecimento internacional quando foi eleito umas das grandes sensações do verão e ser base para um sucesso da cantoras inglesa, Mas vale lembrar também que do jeito que o Funk Carioca entrou em alguns paises foi banido na mesma hora, pois alguns europeus foram procurar saber sobre o que as letras estavam falando, e quando viram que se tratava de apologia ao crime e as drogas e a banalização do sexo e da mulher, baniram o funk do seu país, atualmente o funk aparece mais em em outros paises pois ambos países tem muitos imigrantes brasileiros que apreciam o estilo, assim ajudando a denegrir ainda mais a nossa imagen. Um dos destaques desta fase, e que foi objeto até de um documentário europeu sobre o tema é a cantora que se tornaram uma figura das mulheres que demonstram resistência à dominação masculina em suas letras, geralmente de nível baxíssimo.
A respeito desse sucesso, em julho de 2007 surge o primeiro grupo de funk angolano seu vocalista principal Mc Lucas passou no Rio de Janeiro onde foi influenciado a cantar funk, agora ouvido em Angola. Hermano Vianna, autor do pioneiro estudo "O Mundo Funk Carioca", afirmou:O estilo musical, embora apresente expansão mercadológica, continua sendo alvo de muita resistência , sendo bastante criticado por intelectuais e grande parte da população, devido à sua inconsistência em vários aspectos: o funk carioca não possui preocupação com a formação mental de crianças (temas violentos e obscenos em quase todas as músicas) que porventura o escutem; sua execução remete aos crimes de Atentado Violento ao Pudor(letras obscenas) e Apologia ao Crime(letras com exaltação à bandidos, crimes e mortes), previstos em Código Penal; cantores de funk não possuem qualquer formação musical e mesmo conhecimento da Língua Portuguesa, sendo comum que pessoas desafinadas e semi-analfabetas gravem funks; bailes funk ignoram a Lei do Silêncio e são sempre executados em volume incompatível com a saúde humana, causando transtornos à vida de milhares de pessoas diariamente; e outros motivos que levam a grande maioria da população a considerar o funk carioca como um dos ritmos musicais mais precários existentes.Em Setembro de 2009 a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou projeto definindo o funk como movimento cultural e musical de caráter popular.
Editores:Warley
Turma:7ªA

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